Thibes propõe projeto que cria o IPTU Verde

Publicado em 05/06/2019 às 17:04 - Atualizado em 05/06/2019 às 17:16

O vereador Gilberto Thibes de Campos apresentou um projeto de lei que visa fomentar medidas que preservem e recuperem o meio ambiente, através de concessão de benefício tributário ao contribuinte, o chamado IPTU Verde.

Na prática, caso o cidadão venha a adotar algum dos procedimentos previstos no projeto, pode vir a receber um desconto que varia de 2% a 5% no valor do IPTU.

São medidas que podem gerar desconto imposto: sistema de captação, armazenamento e reuso de água da chuva, sistema de aquecimento hidráulico solar, construção com materiais sustentáveis, manutenção de 25 % de área verde no mínimo da área total do terreno e instalação de lixeiras para coleta seletiva de lixo.

A proposta foi aprovada em primeiro turno na última terça-feira, 4. O projeto ainda precisa ser aprovado em segundo turno na próxima semana e, posteriormente, ser sancionado pelo prefeito para então entrar em vigor.

Ainda na última sessão ordinária, o vereador Thibes encaminhou ao Executivo a Indicação número 045/2019 para que seja analisada a viabilidade de implantação de um ginásio multiuso no bairro Carelli. O objetivo do pedido é criar um espaço propício para a prática de atividades físicas e esportivas, além de um local de lazer, recreação e convívio social a todos os moradores do bairro e das proximidades.