Gincana Cidadã encerra estudos sobre a Constituição em Miúdos

Publicado em 08/10/2019 às 17:14 - Atualizado em 08/10/2019 às 17:26

Créditos: Tamires Matté/ Assessoria de Imprensa e Ascom Prefeitura de Videira Baixar Imagem

O conhecimento sobre a Constituição Federal esteve em foco na última sexta-feira, 4, no Ginásio Municipal Bruno Pokolm. Na oportunidade, estiveram reunidos os estudantes dos nonos anos da rede municipal para a realização da Gincana Cidadã, iniciativa da Secretaria de Educação, através de um grupo de professores organizadores, e que teve apoio da Escola do Legislativo. A atividade marcou o encerramento do ciclo de estudos da Constituição em Miúdos, obra que aborda os principais pontos da Constituição e que foi distribuída pela Escola do Legislativo para todos os alunos participantes.

As atividades da Gincana Cidadã iniciaram ainda pela manhã, com a recepção dos alunos e a presença de autoridades – presidente do Legislativo, vereador Nédio Martins, representante do Conselho da Escola do Legislativo, vereador Edinei Menegon, prefeito Dorival Carlos Borga, vice-prefeita Claudete Vavassori e secretário da Educação Luiz Felipe Torcatto Zanella. A mesa de honra também foi composta pelos professores organizadores da gincana – Mateus Henrique Torcatto, Juliana Moreira, Geise Brandino, Artur Andreani e Elias Machado. Esteve presente, ainda, durante a atividade, o vereador Wilmar Antunes Pereira.

Todas as provas tiveram como tema assuntos relacionados a Constituição de 1988. Entre os destaques esteve a Mini Câmara, quando os alunos tiveram que elaborar um projeto de lei para a resolução de um problema. A proposta foi avaliada pelos vereadores presentes.

Ao final das atividades, foi feita a soma dos pontos, no entanto, por ser uma gincana cooperativa todos os participantes foram contemplados com a medalha de primeiro lugar, já que o objetivo de promover o conhecimento foi cumprido.

Representando a Escola do Legislativo, o vereador Edinei afirmou estar muito satisfeito com a culminância do projeto e aproveitou para agradecer a parceria de todos os envolvidos com a organização do evento.

A professora Geise falou em nome dos professores organizadores. “A gincana foi preparada passo a passo com muita dedicação e carinho, pensando em cada detalhe. Buscamos trabalhar nas provas a questão dos direitos, dos deveres, competência dos três poderes e, além disso, a cooperação, tanto que as provas foram divididas pela mistura de escolas e não por escola, para que não gerasse uma competição. Teve bastante empolgação em todas as provas da gincana, os estudantes mostraram bastante desempenho, bastante união e dedicação”, finaliza.

Galeria de Audios