Legislativo homenageia primeiros calceteiros do município

Publicado em 27/11/2019 às 16:52 - Atualizado em 27/11/2019 às 17:04

A sessão ordinária da noite da terça-feira, 26, foi marcada por uma homenagem aos primeiros calceteiros videirenses pelos relevantes trabalhos prestados nas vias públicas do município. Os profissionais, alguns deles in memoriam, foram agraciados com uma moção de aplausos sugerida pelo presidente da Casa, vereador Nédio Martins, e assinada pelos demais parlamentares.

Foram homenageados Júlio Costa, Alcides Garcia Almeida, Ivo Padilha dos Santos, Ivo Antonio Padilha e Arlindo José Fabrício. Além de enaltecer a importância da profissão e do pioneirismo dos calceteiros, foi lido um breve histórico de cada um eles e entregue uma placa de reconhecimento. Familiares acompanharam a sessão e prestigiaram a homenagem. Silvio Padilha, filho de um dos homenageados, utilizou a tribuna para agradecer pela iniciativa do Legislativo.

Projetos aprovados

Durante a discussão da Moção de Aplausos número 010/2019, os vereadores Edinei Menegon, Jorge Lopes Oliveira, Eduardo Sporr e Wilmar Antunes Pereira aproveitaram o espaço para reafirmar os votos de parabéns aos homenageados e seus familiares.

Em segundo turno foi aprovado o Projeto de Lei número 111/2019, que institui o Programa de Educação Empreendedora nas escolas de educação básica pertencentes à rede municipal de ensino. A proposta é que a educação empreendedora e financeira sejam trabalhadas por via de projetos e programas que perpassem do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Foi aprovado o Projeto de Lei número 112/2019, que institui o Programa de Iniciação à Educação Profissional nas escolas de educação básica pertencentes à rede municipal de ensino. A iniciativa visa possibilitar o acesso a ambientes diferenciados de aprendizagem, com um modelo de educação vinculado ao mundo do trabalho e às práticas sociais, bem como a ocupação desses adolescentes no contra turno escolar.

Sobre esses projetos, o vereador Edinei apontou a importância de preparar os jovens para o futuro profissional. Já o vereador Duda solicitou que, aliado à essas iniciativas, sejam criadas também vagas que permitam a inserção desse público no mercado de trabalho.

Foi aprovado o Projeto de Lei número 113/2019, que altera as disposições contidas na Lei número 3.507/2017, que cria o Programa de Valorização do Servidor Público do Município de Videira. As alterações dizem respeito a homenagem dos servidores por tempo de serviço e a bonificação de R$ 500 a ser concedida no mês de dezembro.

Já em primeiro turno foi aprovado o Projeto de Lei número 110/2019, que autoriza a cessão de bem imóvel municipal que especifica ao Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina. A proposta visa fazer a cessão de uso de uma sala denominada “intendência”, localizada na Unidade Básica de Saúde de Anta Gorda ao Judiciário. Destaca-se que ela já vem sendo utilizada para este fim desde 2014, devidamente autorizada por leis anteriores.

Foram aprovados os Projetos de Lei número 114/2019 e 115/2019 que autorizam o Poder Executivo a conceder remissão de créditos tributários. Os contribuintes em questão tiveram a situação socioeconômica de carência e de impossibilidade de quitar os respectivos créditos tributários avaliada pela Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, através do Departamento de Ação Social. Durante a discussão, Duda chamou a atenção para que a população carente busque o setor responsável para acessar esse dispositivo.

Foi aprovado o Projeto de Lei número 116/2019, que dá denominação a rodovia municipal. Pela proposta, a VDR-486, localizada na Linha Rio Tigre, passará a se chamar Rodovia João Batista Rigo, tendo em vista que ele foi o primeiro morador daquela localidade. O vereador Gilberto Thibes de Campos destacou a importância de homenagear um dos pioneiros daquela localidade.

Foi aprovado, por fim, o Projeto de Lei número 117/2019 que autoriza o Poder Executivo a proceder a doação de imóvel para a empresa Videfrigo Implementos para Transporte e Refrigeração. A empresa foi favorecida com o imóvel em 2003 e agora, o objetivo é proceder a doação definitiva do terreno. A ação se justifica no fato de que a empresa está em ascensão, inclusive através da importação de equipamentos, o que gera inúmeros empregos e receita.

Durante a discussão deste último projeto, os vereadores Rafael Balestrin, Duda, Thibes, Carlos Demenek, Edinei, Jorge e Rafael Prigol evidenciaram a trajetória do empreendedor Osmar Miotto, presente na sessão, e reconheceram a importância do empreendedorismo para geração de renda e empregos no município.